domingo, 28 de fevereiro de 2016

Brooklyn (2015)

O filme Brooklyn é um dos concorrentes ao Oscar esse ano, e conta uma história de superação e a busca por um futuro com mais perspectiva que costumamos ver em filmes que contam a história de imigrantes em busca de um novo lar na América. 
Saiorse Ronan está muito bem como a estrela do longa, Eilis
Com roteiro adaptado de Nick Hornby (autor de tantos livros que seguem temáticas de relacionamentos nos dias atuais, como Alta Fidelidade, O Grande Garoto), o longa conta a história de Eilis, interpretada por Saiorse Ronan, uma jovem que decide sair da sua cidade no interior da Irlanda na década de 1950 e buscar emprego e uma nova vida na região título do filme, em Nova York. A região, aliás, é uma região reconhecida pela imigração irlandesa, e não à toa é o título do longa - uma terra de esperança para jovens e adultos que migram no pós-segunda guerra para o país, em um momento de crescimento econômico forte. 
A jovem com o namorado Anthony Fiorela, em Brooklyn, bairro de imigrantes em Nova York
Saiorse Ronan, que interpreta a jovem protagonista da trama, está muito bem no papel. Também filha de pais irlandesas, ela incorpora o papel da jovem que cresce com a nova experiência de viver sozinha em uma terra estranha. Interessante também no longa é a dinâmica apresentada das jovens que vivem no pensionato de Mrs. Keogh, interpretada pela sempre ótima Julie Walters, mas cuja participação é muito pequena na trama. Na mesa nas refeições principais, todas as meninas conversam sobre namorados, empregos, saídas e esperanças, cada uma com a sua característica específica (a mais fofoqueira, a mais namoradeira, a mais reservada). É como se Hornby mostrasse ali várias características de jovens que, como Eilis, tinham expectativas no novo país. 
À mesa com Mrs. Keogh, jovens pensionistas conversam sobre suas vidas
A história mostra os conflitos da jovem em viajar e deixar a família, assim como os mesmos conflitos dela de retornar à sua cidade, e já estar dividida entre sua terra natal e sua nova casa. Nesse sentido, o roteiro bem delineado de Hornby apresenta a visão do passado, presente e futuro, daquilo que é natural ao ser humano, mudar, construir novos laços, não ficar preso a algo que não é mais parte da sua vida. Os laços que prendiam Eilis ao passado, aos poucos vão se dissolvendo, na perspectiva futura de uma vida com mais sonhos e expectativas. 
Brooklyn é um longa bastante bonito esteticamente, com uma direção de arte bem legal também. Difícil não se apaixonar pelos costumes, vestidos, estilo de vida e simplicidade de uma época em que o glamour e a beleza estavam na moda - e que a elegância era o mote deste estilo de viver e se vestir. Tudo parece muito elegante, assim como Eilis, elegante na sua humildade e na forma de tratar as pessoas.
Eilis retornando às suas origens,muito mais determinada que antes de viajar
Posso dizer que Brooklyn não é um filme que, em minha visão, não traz uma história inovadora. Mas é uma história contada por muitos, vivida por muitos, por isso ele ganha pontos ao expectador. Não sei se tem chances ao Oscar, a não ser pelo belo roteiro de um veterano na arte de contar histórias de vida (Horbny) e interpretação de Saiorse Ronan, que segura bem o papel e é uma joven atriz que tem tudo para despontar em Hollywood. É um filme bonito de se ver, com uma história que nunca perde sua importância e beleza ao ser contada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário