domingo, 26 de setembro de 2010

O segredo de seus olhos (El secreto de sus ojos)



O segredo de seus olhos é um filmaço. E olha que eu não sou de elogiar filmes dessa forma. Roteiro impecável, simples, redondo, atores excelentes, história envolvente, fotografia, cenário e montagem de época super bem feitos. Tudo bem que ele ganhou um oscar (e convenhamos que hoje o oscar é mais político que qualquer outra coisa), mas o oscar de filme estrangeiro geralmente é bem merecido. Nesse caso é com certeza. Deveria tê-lo visto há muito tempo atrás e não vi. Só decidi vê-lo agora, e percebi que quase perdi um filmaço de bobeira.

Enfim, O Segredo de seus olhos é argentino e dirigido e escrito por Juan José Campanella, super conhecido no seu país e no circuito pequeno de filmes "de arte". Ele é mais conhecido também por O Filho da Noiva (El hijo de la novia), que é um filme excelente que traz Ricardo Darín e Norma Alejandro, uma atriz que é a "Fernanda Montenegro" da argentina, como protagonistas. Campanella é de fato um excelente roteirista e consegue fazer de histórias muito simples histórias muito boas, que envolvem você emocionalmente. Ultimamente, ele tem se dedicado a dirigir seriados norte-americanos, e se destacou ao dirigir House MD nas últimas duas temporadas (que eu adoro, por sinal e dá pra ver com isso também como os seriados americanos têm investimento de peso da indústria cinematográfica).

Ricardo Darín é um excelente ator, que parece que está melhorando com o passar dos anos. Neste filme, ele interpreta Benjamin Esposito, um tabelião da justiça que se aposenta e decide fazer um livro sobre o caso mais importante e que mais o marcou, vinte e cinco anos antes. Na época, ele resolveu investigar junto com seu colega de trabalho, Sandoval, o assassinato de Lilliana, uma jovem recém-casada e brutalmente estuprada e assassinada em casa. Junto com a nova juíza por quem Benjamin se apaixona, Irene Hastings (interpretada por Soledad Villamil), ele decido descobrir de todas as formas quem assassinou a jovem e junto com Sandoval, parte em busca de um suspeito, Morales, um jovem que sempre teve obsessão pela menina desde a época em que era adolescente.

O Segredo dos seus olhos se passa metade nos dias atuais e metade na década de 1970, em plena ditadura militar. Benjamin, no livro, tenta detalhar tudo aquilo da sua memória, de uma época que lhe é muito cara. Nos seus flashbacks, são introduzidos elementos, por meio da cenografia, figurino, tipo de película filmada e até mesmo pela velha máquina de escrever, cuja letra A está faltando (detalhe interessante :P), que trazem detalhes simples mas importantes de um período que Benjamin retém tanto em pensamento e em sentimentos. O assassinato da jovem o marcou muito, não só pelo caso em si, mas pelo envolvimento dele e de Irene no caso e sua aproximação com ela. Por este motivo (na verdade, desculpa) Benjamin procura Irene e juntos eles relembram o momento e os colegas que conviveram no período com eles, trazendo lembranças muito saudosas.

Na verdade, O Segredo de seus olhos é um filme investigativo, mas ao mesmo tempo muito denso e emotivo. Benjamin tem duas fixações claras no filme: os olhos da jovem assassinada e da própria Irene. Os closes estão presentes em quase todas as cenas, e os olhos fazem Benjamin desvendar o assassinato e outras questões relacionadas ao caso.

Quando li sobre o filme a primeira vez, ele havia acabado de estrear no Brasil, antes de ganhar o oscar, e já sabia que o filme prometia. Quem viu O Filho da Noiva sabe do que estou falando. Cenas densas, com poucos diálogos e extremamente expressivas. Porém, nada exagerado. O filme evolui em um ritmo que demora para você acompanhar no início, mas já no meio, você não consegue tirar os olhos da tela e no final, você não quer que o filme acabe. Me chamou a atenção as críticas dizerem que o final do filme era surpreendente. Achei estranho, conhecendo a estética e os roteiros do diretor. Na verdade, não é que não seja surpreendente (e eu não vou contar porque acho isso de jeito nenhum, vejam o filme! :P), a verdade é que o final leva ao ápice de todo o desenrolar da história.

Poderia falar aqui sobre mais detalhes do filme, mas iria perder um pouco da graça e como eu aconselho todos a verem, fico por aqui. Somente lembro de uma das cenas em que Sandoval, colega de Benjamin, fala para ele que o homem pode mudar tudo na vida, menos sua paixão. No caso, Sandoval fala da paixão pelo futebol. Na vida de Benjamin, na verdade, a paixão que ele não consegue deixar é por Irene - e nem ela por ele.

Aí está o segredo de O Segredo: aquilo que não é dito é percebido, e de forma muito sutil, ao mesmo tempo muito clara para o espectador. Porém, não espere ver um filme romântico, ou um filme de investigação, ou um drama pessoal; ele é um pouco disso tudo e muito mais que isso tudo.

Um comentário:

  1. Também adorei esse filme. Acho o Darín o máximo! E você acertou, de novo, em seus comentários.

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